“Antes de tudo, a fotografia é uma atividade divertida. É feita para registrar lembranças e comunicar nossas idéias e pensamentos, e é a única em sua capacidade de congelar para sempre um determinado instante do tempo. É isso, talvez, que lhe confere um encanto universal”. (John Hedgecoe, fotógrafo e escritor)
É fácil observar quando um fotógrafo trabalha, é ele quem está tirando fotos, não sua máquina. O ato de fotografar implica em selecionar temas, decidir recortes, escolher pontos de vista e apertar o disparador num momento exato
Fotografia é uma arte. Fotografar não é olhar o mundo através de um buraco na fechadura. Nas ruas, na praça, no campo aberto não existe buraco de fechadura. O fotógrafo quase nunca está fotografando secretamente. De alguma forma, ele está interagindo, está de alguma maneira interferindo. Por vezes, ele está mesmo ferindo. Na verdade, o fotógrafo é um exibicionista. Há uma atitude física do fotógrafo, uma maneira corporal de estar presente numa situação como fotógrafo.
Uma boa fotografia é o resultado de aliar essa estética a algumas regras de composição. Depois de assimilada, elas se incorporam ao olhar. Adicione à tudo isso criatividade e o leitor se surpreenderá com os resultados obtidos por esses fotógrafos maravilhosos e suas lentes fantásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário